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terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O passado contado através da publicidade


Com uma história que remonta ao século XVII, a publicidade é antes de tudo uma forma de conhecer o passado. Confira as propagandas antigas que o Espaço Humanas achou para o seu deleite e pesquisa


Ela está em todos os lugares: nas páginas dos jornais, nos intervalos de nossas rádios preferidas, na novela do horário nobre ou até mesmo estampada em nossas roupas. Em um mundo onde preponderam os meios de comunicação de massa, a publicidade parece ter se tornado onisciente e onipotente. Onisciente porque ela parece saber exatamente o que necessitamos, o que sentimos e o que desejamos. Onipotente porque é responsável pelo maior ramo da economia. Em sua nova fase, nos Estados Unidos, “Meca do consumo”, o seu nicho mais jovem, a publicidade online, movimentou mais de 5 bilhões de dólares somente em 2009.

Historiadores e cientistas sociais, porém, acreditam que a publicidade é muito mais do que um vigoroso retrato da economia capitalista. Para diversos pesquisadores da história da mídia, o estudo da publicidade pode revelar comportamentos sociais, hábitos culturais, relações de poder, valores éticos, relações entre gêneros, enfim, as vicissitudes e idiossincrasias de uma determinada época. E a publicidade já possui uma história de respeito. Segundo o historiador inglês Peter Burke, em seu “Uma História Social da Mídia”, é possível encontrar anúncios de tintas já em jornais do século XVII. No século XVIII, seriam a vez dos remédios, seguidos de perto das propagandas de chá, chocolate, sabão e tabaco. “Em 1900, a propaganda era mais longa e muito pictórica, chamando a atenção para ‘produtos de marcas’ nacionais, não apenas na imprensa, mas também em cartazes brilhantemente coloridos” – diz Burke.

No Brasil, os anúncios de produtos e serviços passaram a existir formalmente no Brasil com o primeiro jornal escrito e impresso no país, a Gazeta do Rio de Janeiro, editado pela Imprensa Régia a partir de setembro de 1808. Já em uma das primeiras edições do periódico, podia-se ler um pequeno texto de quatro linhas com o título "Annuncio", pertencente à Anna Joaquina da Silva. Ela oferecia “uma morada de casas de sobrado com frente para Santa Rita”. Começava ali a história oficial da propaganda no Brasil.

Tendo em vista a importância do tema para os pesquisadores da História Cultura, o Espaço Humanas realizou uma pesquisa e encontrou algumas fontes sobre publicidade bastante relevantes, na internet. Elas podem ser usadas em pesquisas acadêmicas, em trabalhos escolares ou apenas divertir o leitor do Espaço Humanas em busca de diversão. Afina de contas, o passado também nos diverte! Então, aproveite e faça uma ótima pesquisa!

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Itapetininga, São Paulo, Brazil
Sou professora de história, pedagoga e apaixonada por educação. Pretendo colaborar com os colegas educadores.