Sinta-se à vontade!

Esse espaço é seu também, professor.
A sua visita é muito importante.
Divulgue e participe.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Educação




Dia destes estava pensando na importância do nosso ofício, educar.
Em minhas reflexões, lembrei-me de tantas pessoas que se dizem “educadoras (res)”, mas na prática, são pessoas completamente ignorantes em relações humanas (a gentileza é uma delas) e acabam repetindo um discurso inconsistente e hipócrita, “faça o que digo, mas não faça o que faço”. Nós devemos ser exemplo, em todo momento, em toda profissão, pra vida toda.
Isso tem me deprimido bastante, aí eu leio, e olha só que bacana, li Paulo Freire, o educador brasileiro que mais falou de relações humanas e da boniteza do aprender e do ensinar.

Para vocês algumas frases do grande mestre Paulo Freire:

“Amar é um ato de coragem.”

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.”

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”

“A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.”

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

Reflita?
Que tipo de cidadão eu sou?
Que tipo de cidadão eu quero formar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco de mim

Minha foto
Itapetininga, São Paulo, Brazil
Sou professora de história, pedagoga e apaixonada por educação. Pretendo colaborar com os colegas educadores.